Dashboard Vivo: Gráfico de Gantt

VIVO

Gestão de produtividade

A VIVO nos procurou com o desafio muito interessante: Como medir a produtividade de +20 squads trabalhando no formato "agile".
Gostamos de brincar aqui na SHIFT que empresas de reforma foram as que mais se beneficiaram nessa história do agile. Open spaces foram criados, salas de descompressão, boards nos vidros, TVs espalhadas etc etc.

Dashboard Vivo: Gráfico de BurnUp

Tudo isso é válido e acreditamos que é o caminho. Mas existe um lado que é totalmente desprezado pelas empresas (grandes e pequenas): Como medir com precisão o aspecto financeiro, tempo, escopo e recursos? E ainda como manter uma aderência a metodologia por parte dos colaboradores?

Dashboard Vivo: Gráfico de planejado versus realizado

Dividimos este projeto em três etapas:

  1. Unificação de processos e controles (ainda manuais).
  2. Implementação de ferramenta de controle de projetos: Jira
  3. Construção de um dashboard (Power BI) sob medida, capaz de agregar KPIs personalizados e comparação entre squads.

Obrigado VIVO, por nos trazer um desafio tão interessante. Obrigado Rafael e Roberta, nossos colaboradores incríveis, que fizeram esse projeto se tornar realidade.

Dashboard Vivo: Gráfico de Time KPIsDashboard Vivo: Gráfico de produtividadeDashboard Vivo: Gráfico de SquadDashboard Vivo: Gráfico de ReleasesDashboard Vivo: Gráfico de SprintDashboard Vivo: Gráfico de tipos de issuesDashboard Vivo: Gráfico de visão geral de issuesDashboard Vivo: Gráfico de backlog